Grupo Azul, Gabriel e o Monte Mulanje

on quinta-feira, 3 de setembro de 2009


No dia 17 e julho de 2009,o economista Gabriel Buchmann morreu de hipotermia ao escalar o Monte Mulnje, no Malwí, país do sudoeste africano. Segundo moradores de região Gabriel sumiu com um guia local,ele queria subir e descer o monte em apenas um dia,mas como guia estava devagar Gabriel resolveu ir sozinho. Quando estava subindo, ele encontrou com um grupo turísco que descia o Monte,aconselhano Gabriel a não continuar a subida,pois ja estava escurecendo e a neblina muito densa,mas Gabriel resolveu continuar. Quando chegou ao pico Sapitwa(significa '' área para não ir''), ele perdeu seu ponto de referência devido á neblina que so o possibilitava enxergar a 10 metros de distância. Com isso, ele tomou o caminho errado (ao invés de ir para o pico Norte foi para o Pico Sul). Horas depois, ja muito cansado, Gabriel prepara ''sua cama'' e foi dormir. Dormindo ele morre de hipotermia - a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do seu organismo cai abaixo do normal (35 graus).No caso do Gabriel seu corpo ficou com temperaturas inferiores a 27 graus (ou seja ninguem consegue viver com essa temperatura corporal) 36 horas depois, moradores da região encontram o corpo.

20 comentários:

isabella reis disse...

De boa , ele foi muito precipatado em correr o risco de escalar um pico sozinho , e pessoas ainda avisaram ele !! Mas o texto ficou muito legal e agora eu consegui intender melhor oque realmente havia acontecido *--*
Pena ter acabado assim ( ele morreu ) =[

Anônimo disse...

acho importante o texto,pois alem de falar como Gabriel morreu explica o que hipotermia.Acehi importante pois fiquei sabendo o que é hipotermia como ela acontece etc.

Isabela Teófilo

clara espanha disse...

Se ele queria ir sozinho que pelo menos esperece um clima melhor ou um guia que o acompanhace assim acabaria evitando essa tragedia.

Anônimo disse...

O texto diz que o economista Gabriel Buchmann morreu de hipotermia ao escalar o monte Mulanje. Achei que explicou muito bem o ocorrido e até mesmo me sensibilizado.

Matheus Costa.

JOAO GABRIEL disse...

ACHEI ESTE TEXTO MUITO BOM POIS RELATA DE UMA FORMA MUITO COMPLETA, MOSTRANDO COMO UM ATO INCOSEQUENTE PODE AFETAR UMA VIDA COMO É O CASO. EXPLICA TAMBEM COMOL A IPOTERMIA PODE NOS AFETA.

Bárbara disse...

Muito legal o texto !
E esse cara era um louco! Deixar o guia pra tras e ir sozinho escalar um pico ja quase anoite e com muita neblina ! Ele deveria ter esperado o guia, e escutado as pessoas que passaram por ele e disseram para ele nao ir !

Mateus Campolina Sousa disse...

muito legal o texto achei que esse cara foi um pouco precipitado acho que ele deveria ter esperado um guia e o clima melhorar talvez se fizesse isso nao teria perdido a vida. muito bom o texto.

leonardo lacerda de paula romao disse...

Gostei deste texto por falar sobre as atitudes de gabriel pois ele foi mais um exemplo de que ninguem consegue fazer as coisas sozinho alem de falar o que é hipotermia. Porem o texto podia ter coisas sobre a vida de gabriel falando que ele foi um grande homen e levava felicidade aos locais onde viviam pessoas pobres e que desde criança tinha o sonho de conhecer todo o mundo por ser apaixonado com o msm.

Marianne disse...

Gostei muito do texto porque me explicou, toda a trajetória de Gabriel Buchmann. Acho que ele não teve muita noção do que estava fazendo quando disse para o guia que iria seguir sozinho! Essa historia é mais umas das comprovações de que a pressa é inimiga da perfeição... Ele quis superar seus limites e acabou morrendo. Uma historia muito triste =[ ainda bem que a morte por hipotermia não tem dor!

Juliana disse...

O texto explicou muito bem a tragédia acontecida com o Gabriel B. sua morte, teve um pouco de culpa dele mesmo, ele deveria pesquisar sobre o lugar antes de ir para lá. O guia que ele levou não deve ser nenhum profissional, porque se fosse ele teria o empedido de subir, ao invés de ficar apenas aconcelhando. Concordo com a Marianne, pelo menos a morte de hipotermia não tem dor!

Junia disse...

Ele nao deveria ter subido ainda mais que as pessoas avisaram que estava escurecendo e ele devia ter escutado e nao ter ido.

Pedro Augusto disse...

Pedro Augusto.
eu achei muit interessante o texto pois ele eh bem informativo e realmente sentimos a dor da perda q a familia dele esta sentindo. Gabriel poderia ser mais calteloso pois muitas pessoas o avisaram do perigoq era subir sozinho ao monte mulanje.

Eduarda disse...

Ele divia ter escutado o grupo de turista e/ou respeitado o pico Sapitwa , ja estava escurecendo e a neblina estava forte... Achei interessante , consegui entender direito o que tinha acontecido com ele.

brunna disse...

acho que eli foi muito teimoso pois sabia dos riscos que corria e mesmo assim foi sozinho!achei bem interessante o texto e de facil entendimento

Matheus Israel disse...

Acho muito legalvcs terem feito isto, se por ventura a família dele ve ficará muito agadecida;D

Pedro Aquino disse...

Legal esse texto, me informou o que é hipotermia,que vivia ouvindo os outros dizerem e não sabia o que é. Muito bom mesmo, parabéns.

João Victor Gomes disse...

Eu gostei do texto (claro, fui eu q fiz com o meu grupo), pois ele nos dá a informação de que que é a hipotermia, como acontece, etc, dando o exemplo do Gabriel, ao escalar o Monte Mulanje, que foi muito precipitado ao querer escalar o monte sozinho, sabendo que está correndo riscos de vida, ou seja, a morte. Ele morreu de hipotermia, que é quando a temperatura corporal do seu organismo cai abaixo do normal.

Ele foi muito explicativo, pois fala passo a passo de como o Gabriel escalou, e morreu no Monte Mulanje. :[

Rafael disse...

Achei muito interessante o texto pois ele fala
de um jovem que tinha muita vontade de viver aventuras, mais por nao escutar conselhos perdeu sua vida.

Gustavo Lima disse...

E um texto que mostra que devemos escutar mais as pessoas, pois Gabriel perdeu sua vida, por se precipitar, nos da uma licao pois as vezes agimos como ele.

Thales disse...

É triste. Ele devia ter tomado alguns cuidados e não ter tomado esta medida.

Postar um comentário